25 junho 2011

"Como é que se Esquece Alguém que se Ama?" - por Miguel Esteves Cardoso



"Como é que se Esquece Alguém que se Ama? Como é que se esquece alguém que se ama? Como é que se esquece alguém que nos faz falta e que nos custa mais lembrar que viver? Quando alguém se vai embora de repente como é que se faz para ficar? Quando alguém morre, quando alguém se separa - como é que se faz quando a pessoa de quem se precisa já lá não está?

As pessoas têm de morrer; os amores de acabar. As pessoas têm de partir, os sítios têm de ficar longe uns dos outros, os tempos têm de mudar Sim, mas como se faz? Como se esquece? Devagar. É preciso esquecer devagar. Se uma pessoa tenta esquecer-se de repente, a outra pode ficar-lhe para sempre. Podem pôr-se processos e acções de despejo a quem se tem no coração, fazer os maiores escarcéus, entrar nas maiores peixeiradas, mas não se podem despejar de repente. Elas não saem de lá. Estúpidas! É preciso aguentar. Já ninguém está para isso, mas é preciso aguentar. A primeira parte de qualquer cura é aceitar-se que se está doente. É preciso paciência. O pior é que vivemos tempos imediatos em que já ninguém aguenta nada. Ninguém aguenta a dor. De cabeça ou do coração. Ninguém aguenta estar triste. Ninguém aguenta estar sozinho. Tomam-se conselhos e comprimidos. Procuram-se escapes e alternativas. Mas a tristeza só há-de passar entristecendo-se. Não se pode esquecer alguem antes de terminar de lembrá-lo. Quem procura evitar o luto, prolonga-o no tempo e desonra-o na alma. A saudade é uma dor que pode passar depois de devidamente doída, devidamente honrada. É uma dor que é preciso aceitar, primeiro, aceitar.
É preciso aceitar esta mágoa esta moinha, que nos despedaça o coração e que nos mói mesmo e que nos dá cabo do juízo. É preciso aceitar o amor e a morte, a separação e a tristeza, a falta de lógica, a falta de justiça, a falta de solução. Quantos problemas do mundo seriam menos pesados se tivessem apenas o peso que têm em si , isto é, se os livrássemos da carga que lhes damos, aceitando que não têm solução.
Não adianta fugir com o rabo à seringa. Muitas vezes nem há seringa. Nem injecção. Nem remédio. Nem conhecimento certo da doença de que se padece. Muitas vezes só existe a agulha.
Dizem-nos, para esquecer, para ocupar a cabeça, para trabalhar mais, para distrair a vista, para nos divertirmos mais, mas quanto mais conseguimos fugir, mais temos mais tarde de enfrentar. Fica tudo à nossa espera. Acumula-se-nos tudo na alma, fica tudo desarrumado.
O esquecimento não tem arte. Os momentos de esquecimento, conseguidos com grande custo, com comprimidos e amigos e livros e copos, pagam-se depois em condoídas lembranças a dobrar. Para esquecer é preciso deixar correr o coração, de lembrança em lembrança, na esperança de ele se cansar."

Miguel Esteves Cardoso, in 'Último Volume'

23 junho 2011

"Words of Wisdom - Love"



"In our life as a human, there is one important thing that we need to do – to fall in love. No matter what kind of person you are or what kind of religion you believe in; we all have only one goal. For sure, we each want to become a happy person.

Falling in love is the only way to make yourself happy. Therefore, if you ask me what is the purpose of life, or you ask me why do we do so many things in our lives? My answer is that we do these things to be in love. When you achieve this, then that is it. There is nothing else that you need to do. This is the meaning of life. This is when life makes sense.

The good thing is that from the moment you are born you already have the right to fall in love. You don't need to buy this. You don't need to ask anyone’s permission to love, because you are love. Somehow, it is also very simple, because you don't need to study in order to fall in love with somebody. This is because you are love.

Love is life. As long as you have love, life makes sense to you in every moment. You will never find this sense in life outside of yourself, because you are what makes sense in life. And love is the only way to feel yourself. Love is the only way to see yourself. So, when you have love, you have all. When you lose love, you lose everything. Because of this, we all need to practice our innate love. That is why we are so special, because we are love.

In conclusion, my message to you is: There is one important thing that we need to do in our life and that is to love. That is it. No more."

Tulku Lobsang

22 junho 2011

^^


My old man
He's a singer in the park
He's a walker in the rain
He's a dancer in the dark
We don't need no piece of paper
From the city hall
Keeping us tied and true
My old man
Keeping away my blues

He's my sunshine in the morning
He's my fireworks at the end of the day
He's the warmest chord I ever heard
Play that warm chord, play and stay baby
We don't need no piece of paper
From the city hall
Keeping us tied and true
My old man
Keeping away my blues

But when he's gone
Me and them lonesome blues collide
The bed's too big
The frying pan's too wide

Then he comes home
And he takes me in his loving arms
And he tells me all his troubles
And he tells me all my charms
We don't need no piece of paper
From the city hall
Keeping us tied and true
No, my old man
Keeping away my blues

But when he's gone
Me and them lonesome blues collide
The bed's too big
The frying pan's too wide

My old man
He's a singer in the park
He's a walker in the rain
He's a dancer in the dark
We don't need no piece of paper
From the city hall
Keeping us tied and true
No, my old man
Keeping away my lonesome blues

Joni Mitchell - My Old Man

'Comforting Sounds'



I don't feel alright
In spite of these comforting sounds you make
I don't feel alright
Because you make promises that you break
Into your house
Why don't we share
Our solitude?

Nothing is pure
Anymore
But solitude

It's hard to make sense
Feels as if I'm sensing you through a lens
If someone else comes
I'll just sit here listening to the drums

Previously
I never called
It solitude

And probably you know
All the dirty shows I've put on
Blunted and exhausted like anyone
Honestly I tried to avoid it
Honestly

Back when we were kids,
We would always know when to stop
And now all the good kids are messing up
Nobody has gained or accomplished anything

Mew - Comforting Sounds

18 junho 2011

Pensamento do dia - Omraam




"Vós aspirais a encontrar o infinitamente grande, a ligar-vos a ele? Começai por entrar em contacto com o infinitamente pequeno. Isso significa que, para alcançardes Deus, deveis começar por concentrar-vos nas células do vosso corpo. Se pensardes diariamente nas vossas células, em purificá-las, em fortalecê-las, em iluminá-las, pouco a pouco sentireis que começais a contactar a Divindade, que é, Ela própria, pureza, força, luz. Um dia, depois de ter tentado meditar, sem sucesso, sobre a grandeza infinita de Deus, um discípulo foi expor isso mesmo ao seu Mestre. O Mestre respondeu: «Deus é grande porque se ocupa das mais pequenas coisas.» Isso significa também que todos aqueles que não querem ocupar-se dos seres mais humildes, os pobres, os infelizes, os ignorantes, jamais serão grandes. Quando Jesus visitava os pobres, os doentes, as prostitutas, ou pegava nas crianças ao colo, mostrava que conhecia esta lei. Aqueles que só querem dar-se com os ricos, os sábios, os poderosos, e se recusam a estar com os humildes, nunca conhecerão a grandeza de Deus. "

Omraam Mikhaël Aïvanhov

10 junho 2011

"...you make me feel like a natural woman..."



Looking out on the morning rain
I used to feel uninspired
And when I knew I had to face another day
Lord, it made me feel so tired
Before the day I met you, life was so unkind
But your love was the key to peace my mind

Cause you make me feel, you make me feel, you make me feel like
A natural woman

When my soul was in the lost-and-found
You came along to claim it
I didn't know just what was wrong with me
Till your kiss helped me name it
Now I'm no longer doubtful of what I'm living for
Cause if I make you happy I don't need no more

Cause you make me feel, you make me feel, you make me feel like
A natural woman

Oh, baby, what you've done to me
You make me feel so good inside
And I just want to be close to you
You make me fell so alive
Cause you make me feel, you make me feel, you make me feel like
A natural woman

Aretha Franklin - Natural Woman