14 março 2010

Noite Quente de Inverno


Noite fria e quente de Inverno
Noite sorridente e calorosa,
Social e faladora
Com acompanhamento de canto e álcool.

Noite fresca
Noite [quase] vazia

Passeio pela rua
Branca e cinzenta,
Leve e calma.
Contraste da pobreza e sofrimento em cada canto.

Mas semelhante.

Semelhante em algo subtil
Interno,
Algo que tento esconder com um sorriso disfarçado no rosto
Algo que por vezes sinto,
Mesmo sabendo que é mentira.

Algo que, ao olhar ao redor, sinto.

Quanto mais olho e observo
Mais esse sentimento de solidão se apodera
Mais sinto que sou apenas uma que caminha no mundo.

Trocam-se olhares,
Na rua, no comboio…

Um olha para o telemóvel,
Outro ao redor, na procura de um olhar, de algo que o conforte e aqueça a alma
Outro procura conhecimento e iluminação num livro vermelho,
…que lê como se estivesse só,
Mas que sustem quando sente um movimento.

E eu?

Eu?!
Eu escrevo
…e descrevo….
…o que vejo, sinto e pressinto.

Posso para muitos, ser apenas mais uma que caminho.
Tal como o posso ser para ti, que lês.

Mas para mim,
Sou apenas eu,
Conectada comigo mesma
Que caminho ao luar
Que caminha e sente a vida a correr à sua volta.
…e sente o seu papel nela.
Sente que pertence àquela cena do filme.

Do filme que se chama sociedade
…VIDA!
Seja ela o que for…
….para cada um.

Sou apenas mais uma,
Mas nunca deixando de ser eu mesma.

Ana Raquel Joaquim

Sem comentários: