11 janeiro 2010

Pensamento do dia (para variar =P)





"Nenhum ser humano na terra está livre do sofrimento. Só que é preciso saber que há sofrimentos úteis, benéficos, e outros inúteis e até nocivos. Os sofrimentos inúteis são os que a própria pessoa cria ao transgredir as leis da honestidade, da justiça, da bondade, da sabedoria, do amor, e esses não merecem compaixão. Os sofrimentos úteis são os do homem que ama os outros e que quer, sinceramente, ajudá-los: ele é obrigado a arrancar todos os dias algo do seu coração, a despojar-se do seu egoísmo, dos seus preconceitos, pois, para ajudar os outros, não basta apresentar-se com boas intenções e bons sentimentos, há todo um trabalho de ajustamento interior a fazer. Este trabalho exige sacrifícios, é difícil, doloroso, mas é tão benéfico!"


Omraam Mikhaël Aïvanhov


É difícil aceitar que um acontecimento 'mau' possa trazer algo de bom, ou possa vir a ser benéfico, embora a longo prazo.
É difícil, mas não é impossivel.
E, por vezes, se pararmos para pensar no que aconteceu, no que dissemos/fizémos e da resposta que tivemos do outro, ou do Universo, conseguimos perceber onde errámos, ou o que nos afectou no outro.
Cabe-nos a nós, termos consciência da nossa acção e do que nos afectou.
Ao tomarmos consciência uma vez, a próxima dificilmente nos passará ao lado: já saberemos identificar e no momento, pensar duas vezes.
Assim, evoluimos, em vez de continuarmos inconscientes e a errar sempre na mesma coisa, em vez de estarmos 'sempre a bater na mesma tecla'.
Apenas é necessário sermos conscientes de nós próprios.

Sem comentários: